Blog Post

Atrações e Pontos Turísticos de Tiradentes

Claudir Carvalho • fev. 01, 2019

O que fazer, o que conhecer e onde ir em Tiradentes: Conheça tudo de imperdível que a cidade possui!

A cidade de Tiradentes tornou-se um dos centros históricos e de arte barroca mais importantes do Brasil, ganhando muita importância por ter sido bem preservado, e tornando-se, por si só, uma grande atração turística. Ainda hoje a cidade possui muitos exemplos da arquitetura do século XVIII, e várias atrações e pontos turísticos como:


  • Igreja Matriz de Santo Antônio , construída em 1710, sendo a segunda igreja em ouro e uma das mais belas construções barrocas do Brasil.
  • Órgão musical de 1788 , que é considerado um dos quinze mais importantes do mundo.
  • Maria-Fumaça : Uma locomotiva Baldwin à vapor do século XVIII puxa vagões antigos, trazendo à memória dos passageiros costumes do século passado.
  • Rua Direita e Centro Histórico : preservado calçamento de pedras, construções históricas preservadas e uma linda vista pra Serra de São José ao fundo.
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário , construída em cantaria (pedra), com três altares de talha de meados do século XVIII e os santos negros São Benedito, Santo Antônio de Cartagerona e Santo Elesbão.
  • Câmara Municipal , localizada próxima à Matriz, construída em meados do século XVIII, onde eram abrigadas a administração pública no período colonial e imperial, hoje chamada de Câmara Municipal de Tiradentes;
  • Antiga Cadeia Pública , construída em 1833 e 1845, no local da velha cadeia incendiada, uma construção austera com janelas de cantaria protegida por pesadas grades, hoje Museu de Sant’Ana.
  • Chafariz de São José : Um dos mais belos exemplares do período colonial, o Chafariz de São José foi construído pela Câmara Municipal em 1749 para abastecer a cidade de água potável.
  • Museu Casa do Padre Toledo , hoje transformada em museu, construída no final do século XVIII, com esquadrias em cantaria lavradas e sete forros pintados com figuras da mitologia grega. Nesta casa morreu Padre Toledo, um dos cabeças da Inconfidência Mineira.
  • Passos da Paixão de Cristo : Pequenas capelas conhecidas como passos da Paixão de Cristo foram erguidas na cidade a partir de 1729, seguindo modelo do Rio de Janeiro. Somam seis ao todo, já que a sétima era armada na entrada da Matriz de Santo Antônio. Apresentam pequenas diferenças estéticas.
  • Sobrado Aimorés : importante exemplar da arquitetura civil da cidade. Sua fachada, dominada por um correr de portas e janelas, revela a impetuosidade das construções do século XVIII.
  • Sobrado Ramalho : Situado no local conhecido como Quatro Cantos, na esquina das ruas Direita e da Câmara, é considerado o mais antigo da cidade. Foi residência particular da família Ramalho, que fundou a centenária Orquestra e Banda Ramalho em 1860. No século XX, abrigou um pequeno teatro no andar térreo..
  • Antigo Prédio da Prefeitura , hoje secretaria de Cultura, com suas sacadas de ferro batido e sótão;
  • Casa da Cultura , construída no século XVIII, onde se encontram os microfilmes de 280.000 documentos do acervo da Arquivo Ultramarino de Portugal e do Brasil Colonia
  • Ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio , que possui duas arcadas romanas, construídas em pedra no final do século XVIII.
  • Largo das Forras : Ponto de encontro de turistas e visitantes. O atual projeto urbanístico é de autoria do paisagista Roberto Burle Marx. No largo, há um monumento alusivo ao centenário de morte de Tiradentes, erigido em 1892.
  • Monumento a Tiradentes , Localizado no Largo das Forras, construído 1892, quando foi celebrado o aniversário da morte do Alferes.
  • Igreja de Nossa Senhora das Mercês , do final do século XVIII, com um único altar multicolorido, pinturas em estilo rococó, cenas alusivas à Virgem Maria e imagem da padroeira.
  • Capela do Bom Jesus da Pobreza : Inaugurada em 1750, a modesta Capela do Bom Jesus da Pobreza apresenta frontão em volutas e, em seu interior, interessante imagem de Cristo Agonizante, talvez a mais bonita da cidade.
  • Capela de São João Evangelista : Construída a partir de 1760. Na capela-mor está sepultado Manoel Dias de Oliveira, um dos mais expressivos compositores da época.
  • Capela de São Francisco de Paula : Situada no alto de uma colina, a Capela de São Francisco de Paula oferece belíssima vista da cidade.
  • Igreja da Santíssima Trindade , construída em 18 de outubro de 1822. Centro de romaria, recebendo, mais tarde, o título de Santuário da Santíssima Trindade.
  • Capela de Santo Antônio da Canjica : Apenas uma parede restou da primitiva Capela de Santo Antônio da Canjica, que remonta aos primeiros anos do século XVIII.
  • Capela Padre Gaspar : Capela de Nossa Senhora do Pilar do Século XVIII na comunidade rural do Elvas.
  • Relógio de Sol : no adro da igreja Matriz desde 1785, tornou-se símbolo da cidade. É reproduzido em delicado trabalho de pedra-sabão pelos artesãos locais.
  • Centro Cultural Yves Alves : O Centro Cultural Ives Alves foi concebido com intenção de constituir uma entidade cultural auto sustentável, que promova a melhoria da qualidade de vida da comunidade local, através da realização de eventos que visem difundir o conhecimento da cidade e desenvolver suas instituições culturais e empresariais.
  • Casa do Comendador Assis : Esta casa serviu de residência ao comendador Carlos José de Assis na segunda metade do século XIX.
  • Casa de Custódio Mesquita : A casa onde viveu o compositor Custódio Gomes, falecido em 1919, possui bonito pintura no teto representando os cinco sentidos. Pertence, ainda hoje, a seus herdeiros.
  • Solar do Padre Caldeira : O belo solar pertenceu ao Padre João Batista Caldeira e possuía uma capela aberta à visitação pública. Parte do imóvel abriga, hoje, a Biblioteca e Galeria do Ó - um espaço para estudo, leitura e exposições de arte.
  • Poço da Matriz : O Poço da Matriz fornecia água potável à população tiradentina antes do Chafariz de São José ser construído. Parte do caminho de acesso é calçada e apresenta vegetação exuberante. É também conhecido como Poço dos Escravos.
  • Bosque Mãe D'água : No sopé da Serra de São José, o Bosque da Mãe D'Água guarda a nascente que abastece o Chafariz de São José. Apresenta trechos de vegetação remanescente da Mata Atlântica, que podem ser apreciados junto ao antigo aqueduto de pedra, construído, provavelmente, no século XVIII.
  • Balneário Águas Santas : No sopé da Serra de São José, do outro lado da cidade existe o Balneário de Águas Santas com grande piscina de água radioativa, excelentes duchas, play ground, campos de futebol, lago e outros locais para diversão. A temperatura da água é de 28ºC. O Balneário existe desde meados do século XIX
  • Serra de São José : São várias as trilhas que saem da cidade e levam aos principais mirantes a até 1 260 metros de altura, várias delas passam pela calçada dos escravos, construída no século XVIII.
  • Bichinho : Povoado conhecido pela concentração de artesãos e ateliês, principalmente de esculturas e móveis de madeira de demolição.
  • Museu do Automóvel :70 automóveis europeus, americanos e nacionais, adquiridos e restaurados pelo proprietário.
  • Museu da Moto :coleção de 85 motos entre réplicas, modelos históricos, militares, agrícolas, scooters, vespas e lambretas, além demotores, miniaturas, peças, placas, utensílios, fotografias e curiosidades.
  • Casa Torta : concebida para ser um espaço sede para a Companhia teatral Entreato, hoje, a atração é uma grande mistura de oficinas de arte, apresentações de teatro, espaço para brincadeiras e até um café aconchegante.

Conheça também: A história da Cidade de Tiradentes


📢 Melhor Preço
Carnaval em Tiradentes
Por Mara Nascimento 25 jan., 2024
Descubra a autenticidade do Carnaval em Tiradentes e hospede-se na Pousada Villa Alferes, o refúgio perfeito para vivenciar a folia e a tradição desta cidade histórica.
O que fazer no Reveillon em Tiradentes
Por Mara Nascimento 07 dez., 2023
No Réveillon em Tiradentes, você pode aproveitar a atmosfera histórica da cidade para celebrar o ano novo. A praça principal pode ter eventos públicos, como shows e queima de fogos.
O que fazer em Tiradentes, MG
10 nov., 2023
Suas ruas de paralelepípedos, casarões coloniais bem preservados e a rica herança cultural atraem visitantes de todo o mundo.
Experiência Inesquecível no Festival Fartura de Gastronomia de Tiradentes
Por Claudir Carvalho 24 jul., 2023
Descubra uma experiência gastronômica única no Festival Fartura de Gastronomia de Tiradentes. Sabores inesquecíveis te esperam!
Sabores de Tiradentes: Uma Experiência Gastronômica Inesquecível
Por Claudir Carvalho 14 jul., 2023
Hoje vou compartilhar com vocês uma experiência gastronômica incrível que vivi durante minha visita à encantadora cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.
Crianças são bem-vindas na Pousada Villa Alferes
Por Claudir Carvalho 20 jun., 2023
Na Pousada Villa Alferes, em Tiradentes-MG, somos como o abraço acolhedor da natureza. Aqui, cada detalhe foi cuidadosamente planejado para encantar e emocionar, tornando sua estadia uma experiência memorável.
Melhor época para conhecer Tiradentes | Pousada Villa Alferes
Por Claudir Carvalho 08 jun., 2023
Se vocês estão em busca de um refúgio encantador, com eventos culturais, gastronomia irresistível, natureza exuberante e descanso merecido, a Pousada Villa Alferes, em Tiradentes-MG, é o seu destino perfeito.
Vinho e Jazz Tiradentes
Por Claudir Carvalho 14 mai., 2023
O Tiradentes Vinho e Jazz Festival foi criado com intuito de difundir e promover a cultura e o turismo através da valorização do patrimônio cultural e imaterial, direcionado a música instrumental por meio do jazz e da enogastronomia.
Por Claudir Carvalho 10 mai., 2023
O maior evento de Tiradentes reúne anualmente inúmeros motociclistas e expositores do ramo na cidade - Confira a programação 2022
Por Claudir Carvalho 24 abr., 2023
Festival de Cervejas Especiais de Tiradentes - TremBier
Show More
Share by: