Sobrado Ramalho
História do mais antigo Sobrado de Tiradentes, sede da Orquestra e Banda Ramalho
Mais antigo Sobrado da cidade de Tiradentes, situado na Rua da Câmara, esquina com a Rua Direita, local conhecido como Quatro Cantos.
A casa construída em alvenaria de pedra, com portais do térreo em cantaria, tem o pavimento superior em adobe duplo e divisórias em pau a pique. O beiral frontal é em cimalha de pedra com guarda-pó e cachorrada, dito amaneirado. Há, na casa, um belo piso de pé de moleque no saguão e no pátio, assim como um cômodo dedicado ao oratório com forro pintado em temas ornamentais rococó. Em uma das salas há um silhar pintado em motivos geométricos e fitomorfos.
O sobrado foi residência da família Ramalho, fundadora da tradicional Orquestra e Banda Ramalho. Já abrigou um pequeno teatro no século XX e, atualmente, além de abrigar o Escritório Técnico do Iphan, é sede da secular Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes, da Sociedade dos Amigos de Tiradentes e do Escritório Técnico de Tiradentes. Durante festivais, como o Festival de Fotografia de Tiradentes e o Tiradentes em Cena, abriga exposições e atividades variadas.



