Casa da Cultura de Tiradentes
A Casa da Cultura de Tiradentes e seu impressionante acervo de documentos do Brasil Colônia
Construção do século XVIII, esta casa pertenceu à Confraria da Santíssima Trindade e foi adquirida pela Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade para criação de um centro de estudos sobre o patrimônio cultural do Brasil. É conhecida como Casa da Cultura.
Inaugurada em dezembro de 1974, possui documentos referentes ao período colonial. Fazem parte do acervo publicações do Arquivo Público Mineiro e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, além de trabalhos de artistas modernistas brasileiros: uma tela de Guignard, três estudos de Cândido Portinari e um poema de Carlos Drummond de Andrade sobre Tiradentes.Possui, ainda, microfilmes de 280.000documentos do Arquivo da Marinha e Ultramar de Portugal, referentes ao Brasil Colônia.
De agradáveis proporções, o casarão possui 14 cômodos ornamentados com interessantes pinturas no forro, especialmente a de frutas brasileiras e a de uma cena campestre em que aparece um pastor negro ao lado de uma pastora branca.
Funciona como um anexo do Museu Casa Padre Toledo e é aberto a pesquisadores através de visita agendada.Casa de Cultura: segunda à sexta, de 8h às 17h: www.ufmg.br/campustiradentes
Outras postagens que podem lhe interessar:
https://www.villaalferes.com.br/pontos-turisticos-de-tiradentes
https://www.villaalferes.com.br/historia-da-cidade-de-tiradentes-mg



