Blog Post

Capela Padre Gaspar

Claudir Carvalho • mar. 14, 2019

Capela de Nossa Senhora do Pilar do Século XVIII na comunidade rural do Elvas em Tiradentes - MG

Igreja Nossa Senhora do Pilar em Padre Gaspar - Tiradentes

A igreja de Nossa Senhora do Pilar é um monumento tombado pelo município de Tiradentes, através da Lei Orgânica, de 1990. Trata-se de uma edificação da primeira metade do século XVIII, construída pelo padre Gaspar da Silva Pimenta. Segundo a lenda, três padres irmãos percorreram a região para edificar igrejas. O primeiro construiu a Igreja de N. Sra. do Livramento (hoje pertencente ao município de Prados); o segundo a de N. Sra. do Pilar em Padre Gaspar e o terceiro a da Santíssima Trindade. Sendo que, de acordo com determinadas condições climáticas, de uma se avista a outra, formando um triângulo.

Interior da Igreja de Padre Gaspar em Tiradentes

A edificação é característica de área rural, com fachada simples em oitão e telhado em duas águas. No interior, o altar-mor é em estilo barroco, com detalhes dourados e com acréscimos do final do século XVIII. O forro da capela-mor é pintado, destacando-se ao centro uma cena com a Assunção de Nossa Senhora que, pelas características e materiais pictóricos, deve ser do século XIX e de autoria desconhecida. Há um altar lateral de madeira recortada e pintada, que era dedicado a N. Sra. do Rosário, instalado onde agora se encontra uma curiosa imagem de São Sebastião. Ainda uma balaustrada torneada em jacarandá, com dois confessionários, um púlpito com pinturas marmoreadas e uma pia batismal em pedra arenítica são peças que se destacam no conjunto. Os materiais construtivos são: taipa, madeira, pedra seca, xistos e arenitos.

Na lateral da igreja de N. Sra. do Pilar existe um túmulo, com uma bela escultura de anjo alado em mármore branco. Nos fundos, encontra-se o cemitério, com destaque para um túmulo com uma escultura de anjo-menino e cruzes em ferro batido. E do alto dela podemos contemplar uma das mais belas paisagens da região, com a várzea do rio Elvas, a Serra de São José e a Serra do Lenheiro, em São João del Rei. Do lado oposto da igreja, no meio de uma colina, foi instalado um cruzeiro, com os símbolos da crucificação de Cristo.

O templo passou por reformas, algumas bastante comprometedoras. Na reforma de 1936/39, padre José Bernardino abriu arcos plenos nas paredes de taipa da capela-mor e encomendou uma repintura, de gosto bem popular e padronizada, realizada por Francisco Cesário Coelho (intervenção muito próxima à executada na Igreja de São Francisco de Paula). Trocou as telhas de calha por telhas francesas, retirou o piso de madeira e colou um de ladrilho hidráulico. Depois, construiu a torre lateral com volumetria acentuada, desproporcional ao tamanho da igreja. Na década de 1970, o padre Lourival de Salvo Rios substituiu o piso de ladrilho hidráulico por piso de marmorite rosa. No final da década de 1990, quando a igreja estava em processo de tombamento municipal, a prefeitura de Tiradentes fez a reforma do telhado. O adro foi pavimentado com pedras da Serra de São José. Embora as intervenções tenham comprometido a estrutura do monumento, foram elementares para sua existência. Provavelmente, sem elas, a igreja teria se transformado em ruínas.

Forro da Igreja do Pilar em Tiradentes

Em 1964, a igreja foi saqueada. Levaram várias peças, inclusive a imagem da padroeira, que foi recuperada em um antiquário no Rio de Janeiro, pelo padre Jair Rodrigues Vale e o zelador José Elpídio do Nascimento. Infelizmente, as outras peças não tiveram a mesma sorte. O artista popular Antônio Gomes esculpiu duas peças para os nichos do altar-mor: N. Sra. dos Remédios e São João Batista.

A obra de restauro da igreja só foi possível através de apoio do BNDES. O monumento estava bastante comprometido por ataques de cupins, goteiras, umidade e rachaduras. Durante o processo de restauração foram realizadas “visitas guiadas” ao monumento, sob a coordenação do projeto Educação Patrimonial, também apoiado pelo BNDES, fundamentais para despertar o senso de pertencimento e responsabilidade pela preservação e conservação da edificação, que além de monumento de devoção e fé, tem inestimável valor para a identidade, história e cultura locais.

A igreja de N. Sra. do Pilar, de Tiradentes, foi entregue devidamente restaurada à comunidade do Elvas, no dia 2 de agosto de 2014, com uma singela solenidade e bênção. Foi apresentado um documentário sobre o restauro e a necessidade de fazer sua manutenção.


Sua localização

Região de Padre Gaspar

Área do distrito do Elvas e Caixa D’Água da Esperança,

Tiradentes/ Minas Gerais

Imagem de Nossa Senhora do Pilar em Tiradentes - MG

A devoção a Nossa Senhora do Pilar

A devoção a N. Sra. do Pilar é muito antiga, surgiu quando o apóstolo São Tiago recebeu a incumbência de levar o nome de Cristo às províncias romanas da Espanha. Segundo a tradição, a Virgem Maria teria lhe pedido para ir, converter o maior número de almas e edificar um templo naquela região. Foi na cidade de Saragoza, às margens do rio Ebro, que seu trabalho teve mais êxito. Certa noite, ele ouviu vozes angelicais e se ajoelhou sobre um fragmento de uma coluna de mármore. Então, Nossa Senhora aproximou-se e lhe indicou o lugar para construir uma igreja, pedindo-lhe que colocasse o fragmento da coluna no altar. Tiago agradeceu a Maria pela ubiquidade, pois ela ainda estava viva. Essa foi considerada a primeira aparição de Nossa Senhora. Ajudado por oito rapazes, Tiago iniciou a obra da igreja, colocando o fragmento da coluna no altar. Tempos depois, surgiu a devoção a N. Sra. do Pilar, que é venerada como padroeira da Espanha. No Brasil, seu culto é tradicional, especialmente nas vilas setecentistas. Ela é padroeira de muitas cidades como São João del Rei, Ouro Preto, Olinda, Recife, Curitiba e outras localidades.

📢 Melhor Preço
02 mai., 2024
Tiradentes, MG: O Destino Imperdível dos Eventos em Maio de 2024 Maio está batendo à nossa porta e com ele chega uma aura de celebração e cultura na histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Conhecida por suas ruas de pedra, casarões coloniais e uma atmosfera que nos transporta ao passado, Tiradentes se prepara para receber uma série de eventos que prometem encantar moradores e visitantes.
Carnaval em Tiradentes
Por Mara Nascimento 25 jan., 2024
Descubra a autenticidade do Carnaval em Tiradentes e hospede-se na Pousada Villa Alferes, o refúgio perfeito para vivenciar a folia e a tradição desta cidade histórica.
O que fazer no Reveillon em Tiradentes
Por Mara Nascimento 07 dez., 2023
No Réveillon em Tiradentes, você pode aproveitar a atmosfera histórica da cidade para celebrar o ano novo. A praça principal pode ter eventos públicos, como shows e queima de fogos.
O que fazer em Tiradentes, MG
10 nov., 2023
Suas ruas de paralelepípedos, casarões coloniais bem preservados e a rica herança cultural atraem visitantes de todo o mundo.
Experiência Inesquecível no Festival Fartura de Gastronomia de Tiradentes
Por Claudir Carvalho 24 jul., 2023
Descubra uma experiência gastronômica única no Festival Fartura de Gastronomia de Tiradentes. Sabores inesquecíveis te esperam!
Sabores de Tiradentes: Uma Experiência Gastronômica Inesquecível
Por Claudir Carvalho 14 jul., 2023
Hoje vou compartilhar com vocês uma experiência gastronômica incrível que vivi durante minha visita à encantadora cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.
Crianças são bem-vindas na Pousada Villa Alferes
Por Claudir Carvalho 20 jun., 2023
Na Pousada Villa Alferes, em Tiradentes-MG, somos como o abraço acolhedor da natureza. Aqui, cada detalhe foi cuidadosamente planejado para encantar e emocionar, tornando sua estadia uma experiência memorável.
Melhor época para conhecer Tiradentes | Pousada Villa Alferes
Por Claudir Carvalho 08 jun., 2023
Se vocês estão em busca de um refúgio encantador, com eventos culturais, gastronomia irresistível, natureza exuberante e descanso merecido, a Pousada Villa Alferes, em Tiradentes-MG, é o seu destino perfeito.
Vinho e Jazz Tiradentes
Por Claudir Carvalho 14 mai., 2023
O Tiradentes Vinho e Jazz Festival foi criado com intuito de difundir e promover a cultura e o turismo através da valorização do patrimônio cultural e imaterial, direcionado a música instrumental por meio do jazz e da enogastronomia.
Por Claudir Carvalho 10 mai., 2023
O maior evento de Tiradentes reúne anualmente inúmeros motociclistas e expositores do ramo na cidade - Confira a programação 2022
Show More
Share by: