Roteiro de três dias em Tiradentes-MG
Três dias são o período ideal para conhecer realmente Tiradentes e as atrações mais comentadas da cidade
Todo roteiro na cidade deve começar após às 09 da manhã, pois é a partir desse horário que a cidade começa a acordar.
Lembre-se de calçar um tênis confortável para aguentar o dia sobre as ruas irregulares de pedras da cidade.
Nossa sugestão de roteiro inclui o passeio na Maria-Fumaça, que possui horários e dias de funcionamentos variáveis, portanto, pode ser preciso trocar a ordem dos dias.
Dia 1
Conheça o Centro Histórico:
Comece seu passeio pela Igrejade Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos . No gramado em frente àIgreja, um bom espaço para apreciar a paz da cidade e tirar lindasfotos. Dali, virando à direita, acesse o Largo da Rodoviária, uma feirinhacom artesanato local pede uma pequena parada.
Passando a ponte, siga a direta, passando por várias lojinhas desouvenir, móveis, artesanatos e decorações até à segunda esquina onde, virandoà direita, você encontrará o Chafariz deSão José de Botas . Vale a pena seguir o aqueduto construído pelos escravosque canaliza a água da serra ao chafariz pelo Bosque MãeD’Água .
Voltando do Chafariz, siga a ladeira que leva à Matriz. Um pouco antesda Igreja, você encontrará uma pequena pracinha com o Busto retratandoTiradentes e, ao lado, o Museu da Liturgia, de seus jardins é possívelcontemplar a Serra de São José ao som de músicas sacras. Ao lado doMuseu, a Casada Câmara rende excelentes fotos de sua varanda.
Finalizando a subida, a Matrizde Santo Antônio apresenta-se imponente sobre o casario da cidade,considerada uma das mais belas e principais igrejas barrocas do Brasil, possuia fachada desenhada por Aleijadinho e ostenta 482kg de ouro em seu interior,tornando-a a segunda igreja em quantidade do metal no país. Fazem parte doconjunto da Matriz, o ÓrgãoMusical de 1788 que figura entre os 15 principais do mundo, e o relógio de sol noadro da Igreja. De qualquer ângulo desse adro, as melhores fotos dacidade, sempre emoldurada pela imponente Serra de São José.
Saindo da Matriz, siga na charmosa Rua Padre Toledo, bem à direita domuro, chegando ao Largo da Sol, você encontrará a casa mais rica da Vila,hoje transformada no MuseuCasa de Padre Toledo . Ao lado do museu, a Igrejade São João Evangelista dos Homens Pardos e a única estátua deTiradentes vestido de Alferes, pede uma parada para fotos.
Descendo a rua, chegamos à RuaDireita , considerada a principal rua da cidade. É ali onde estão alguns dosmelhores ateliês, lojas de estanho e de souvenires da cidade, além derestaurantes renomados com uma gastronomia mineira mais requintada. Casoo objetivo seja apreciar a culinária mais tradicional mineira, recomendamospausar o passeio nesse momento e conhecer o Restaurante Padre Toledo, naesquina da rua Direita, ou descer até o Largo das Forras e deliciar-se noRestaurante do Celso, o mais tradicional da cidade.
Voltando à rua Direita, apreciando as lojas e a arquitetura, chegamosao Museude Sant’Ana - instalado na Antiga Cadeia Pública da cidade, que guardaainda a estrutura original do prédio, como as grades nas celas. Em frente aele, encontramos a Igrejade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos , a igreja mais antiga da cidade,construída pelos escravos para uso deles.
Voltando pela rua Direita, visite o Centro Cultural Yves Alves, onde sempre acontecem exposições e eventosinteressantes.
Seguindo em frente, passamos pela rua Resende Costa, com váriaslojinhas interessantes de um artesanato mais trabalhado, e chegamos ao Largodas Forras , coração e praça principal de Tiradentes. Nessa praçatambém fica a Capelado Bom Jesus da Pobreza , capelinha datada de 1750 que era frequentada pelosmiseráveis da Vila. O largo possui várias opções de bares que convidam aapreciar o toque mineiro na famosa comida de boteco, acompanhadas das bebidasde sua preferência, relaxando e repondo as energias depois do instrutivopasseio pela cidade.
Para tornar o passeio ainda mais rico, recomendamos contar com acompanhamentode um guia oficial da cidade. A pousada possui parceria com a agênciaTrajjetus que faz roteiros com grupos menores e até individuais econta com guias nativos da cidade que, além de contarem a história, fazem umparalelo aos dias atuais, além de apontar detalhes e formas de manifestoscamufladas que passam despercebidos a olhos leigos, tornando o passeioinesquecível.
Para quem aprecia, o passeio de Charrete pelo Centro Histórico podeconter histórias mais leves e populares que aqueles reais, contadas pelos guiasoficiais da cidade, além de ser uma diversão garantida para as crianças.
Termine odia no gramado do Alto da Capela de São Francisco, aos pés do icônico cruzeiro, contemplando o pôr do sol atrásda Serra de São José com vista privilegiada para o Centro Histórico deTiradentes.
À noite, revisite a Rua Direita, os lampiões dão um charme todoespecial e bucólico à rua, aproveite para deliciar-se com a gastronomia mineiramais requintada dos restaurantes mais famosos da cidade: Traga a Luz, Pacco& Bacco, Angatu, Mia, Uai Thai, ou Atrás da Matriz, esses dois últimos,fora do circuito, ficam localizados próximo ao Museu Padre Toledo e atrás damatriz, respectivamente.
Dia 2
Faça o inesquecível passeio da Maria Fumaça :
A mais famosa locomotiva a vapor do estado, roda ininterruptamente desde o século XVIII encantando visitantes de todas as idades nos 40 minutinhos de passeio entre as cidades de Tiradentes e São João del-Rei.
Funciona geralmente nas sextas e domingos com saídas às 11 e 16 horas, e nos sábados com horário extra às 14 horas, mas é sempre válido confirmar os horários de funcionamento no período da viagem no site da VLI.
Os ingressos devem ser adquiridos com o máximo de antecedência possível, inclusive pelo site da empresa, ou nas bilheterias das estações que funcionam das 09 às 17 horas.
O ideal é comprar os ingressos coincidindo os horários de ida e volta com o máximo de tempo possível em São João del-Rei para possibilitar conhecer o máximo de atrativos turísticos da cidade vizinha que ficam localizados mais afastados uns dos outros.
Em São João del-Rei é interessante conhecer o Museu Ferroviário, a Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, além do centrinho histórico preservado nas imediações da Catedral.
Para quem deseja conhecer mais detalhadamente a cidade, há a opção do passeio de Van que pode ser adquirido na porta da estação, na chegada à cidade, mas o passeio dispensa a volta de trem, pois o tour inclui o retorno a Tiradentes, já que a rota não permite ser feita no intervalo da locomotiva.
Para quem deseja almoçar em São João del-Rei no intervalo da Maria Fumaça, os restaurantes Chafariz, Colher de Pau, Pelourinho e Rex ficam próximos à estação e o Restaurante Vilheiros fica próximo à Igreja de São Francisco. Tendo a oportunidade de almoçar em Tiradentes, recomendamos o elogiado restaurante Empório Santo Antônio, localizado na rua da Pousada.
Voltando a Tiradentes, depois do passeio da Maria Fumaça, aproveite o Restaurante Plataforma do Sabor para saborear um chopp gelado, enquanto aprecia a Maria- Fumaça se despedindo de Tiradentes. Aproveite também a proximidade da estação para conhecer o Museu da Moto de Tiradentes com uma coleção que encanta até quem não tem familiaridade com as duas rodas.
Termine o dia fazendo o passeio noturno na romântica e histórica Jardineira e divirta-se com as histórias do motorista pelo Centro histórico.
Dia 3
Visite o Bichinho:
A apenas 8km de distância, o pequeno vilarejo atrai um
grande número de turistas pelo artesanato de qualidade e algumas atrações
charmosas.
No caminho, saindo de Tiradentes, não deixe de parar nas inúmeras lojas que vendem artesanatos dos mais variados materiais como madeira, ferro, latão, entre outros.
O caminho calçado, aos pés da Serra, já é uma atração, que fica ainda mais completa com o Museu do Automóvel , com relíquias incríveis que encantam a todos e ainda geram excelentes fotografias.
Chegando ao vilarejo, não estranhe se der de cara com uma Casa Torta : a pitoresca construção tornou-se principal atração do distrito, sendo parada obrigatória para fotos na fachada, mas o interior guarda ainda mais surpresas, principalmente para as crianças ou para aqueles que não perderam a essência da infância.
Vale a pena também visitar os alambiques e apreciar a famosa cachaça mineira, abrindo o apetite para um delicioso almoço no restaurante Tempero da Ângela, cuja fila pode ser grande, mas que tempo de espera é muito bem recompensado. Para aqueles mais impacientes, há opções tão boas quanto, como o Restaurante Pau de Angu.
Após o almoço não deixe de conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Penha da França com interior rico em pinturas ao estilo Rococó e, claro, comprar as famosas “lembrancinhas” ou aproveitar para redecorar a casa com o mais variado e criativo artesanato da região.
Termine o dia saboreando uma deliciosa massa ou um dos outros pratos do delicioso cardápio do intimista Bistrô Mano a Mano , que oferece descontos aos hóspedes da Pousada Villa Alferes.

