Blog Post

Resende Costa - MG

Claudir Carvalho • abr. 12, 2021

Cidade do tear e do artesanato têxtil, é uma ótima opção de passeio próxima a Tiradentes-MG.

História

Região de abrigo para tropeiros e viajantes na primeira metade do século XVIII deu origem ao pequeno povoado de Laje. A Capela de Nossa Senhora da Penha de França foi erguida em 1749 (substituída pela atual no século XX) e, em torno dela, foram construídas oito casas para abrigar as primeiras famílias que se estabeleceram na região, entre elas a do inconfidente José de Resende Costa (pai).

A atividade econômica desenvolveu-se a partir da produção de açúcar, manteiga, aguardente, calçados e arreios.

As primeiras famílias transferidas para a região se dirigiam ao arraial por ocasião das festas religiosas. A partir daí, com o passar do tempo e desenvolvimento local, outras casas foram sendo erigidas e o arraial foi se formando naturalmente pelos fazendeiros e trabalhadores rurais.

No núcleo histórico de Resende Costa, além dessas edificações, foram erguidas e ainda se encontram preservadas, outros exemplares arquitetônicos de uso residencial, comercial, de serviços, ou misto e que ainda conservam os traços estilísticos de suas épocas de construção. A maior parte dessas apresentam características arquitetônicas e estilísticas que remetem ao século XVIII e XIX, outras já das primeiras décadas do século XX.

A casa do inconfidente Resende Costa foi considerada relíquia histórica e está tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Pai e filho foram condenados à morte, no entanto, tiveram suas penas comutadas para o degredo. O Capitão José de Resende Costa ficaria exilado por dez anos em Bissau, na Guiné Portuguesa, porém, permaneceu na ilha de São Tiago do Cabo Verde onde, após exercer as funções de contador, inquiridor e distribuidor, faleceu em 1798, sem retornar ao Brasil.

Quanto a Resende Filho, dos dezoito degredados para a África, foi o único a retornar ao Brasil. Entre 1793 e 1800, o Filho cumpriu sua pena no continente africano, ocupando vários cargos considerados importantes. Em 1804, foi para Lisboa e, em 1809 retornou ao Rio de Janeiro, convocado pelo príncipe regente. Passou a exercer, a partir de então, vários cargos públicos no Brasil.

A outra casa, situada na localidade, e nas proximidades da casa do Inconfidente, era a que, segundo consta, teria pertencido ao Padre Carlos Correia de Toledo, comumente chamado de Padre Toledo. Ele foi um dos cinco sacerdotes participantes da Inconfidência Mineira que foi condenado à parte do julgamento oficial.

Em 1911 o povoado ganhou sua autonomia como município, recebendo o nome atual – Resende Costa (uma homenagem aos inconfidentes pai e filho homônimos que ali viveram).

Hoje a cidade conta com pouco mais de 10.000 habitantes e vive quase somente do artesanato têxtil, confeccionando colchas, tapetes, almofadas, cortinas e outros artigos para casa em teares manuais.

Artesanato

Importante tradição da cidade, o artesanato envolve famílias inteiras e sua produção é almejada até mesmo por outros países. Lá se encontram mais de 80 lojas com todos os tipos de artes e um legítimo e belo tear mineiro. Ao adentrar à cidade, já se vê as lojas do artesanato têxtil ao longo de toda avenida principal que leva até o centro histórico. O colorido dos tecidos expostos em janelas e fachadas desperta a curiosidade de quem chega.

O artesanato de tecido feito no tear é uma linda prática trazida pelos portugueses que foi sendo transmitida de geração a geração desde o período do Brasil Império.

Ao longo do passeio pela avenida, será possível ver as diferentes gerações tecendo no tear, dando continuidade a esta cultura do labor, advinda dos antepassados. É comum o visitante ouvir que “em Resende Costa toda casa tem um tear”, já que a produção e o comércio de colchas, tapetes, cortinas e outros tecidos envolvem boa parte da população, sendo que muitos artesãos ainda trabalham em casa ou em pequenas oficinas manuais. A arte do tear está bem preservada em Resende Costa, que se tornou importante para sua economia, deixando de ser uma atividade feminina para envolver famílias inteiras.

A produção local pode ser adquirida também no comércio de vários estados brasileiros e até no exterior. É um trabalho que atrai turistas e lojistas de toda a parte, que ali encontram um tear mineiro autêntico, bonito e de qualidade.

Atrativos Turísticos

A cidade preserva construções históricas setecentistas, entre elas amplas fazendas, casarões que abrigaram inconfidentes e magníficas igrejas e capelas.


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França

Em 12 de dezembro de1749 foi erguida uma capela no alto das Lages em honra a Nossa Senhora da Penha de França.

Em 1900 foi erguida uma igreja visando ampliar a antiga capela. A igreja foi edificada toda em pedra e possuía somente uma nave, seus cômodos laterais funcionavam como sacristias. Era mais baixa do que a igreja atual, e em seu interior encontravam-se somente três altares, o principal e dois laterais.

Na década de 1930 essa igreja foi demolida dando lugar a atual Matriz. Os únicos bens que restaram foram o lustre central, imagens e oratórios. As paredes do presbitério e o altar-mor, que abriga a imagem da padroeira, pertenceram à antiga capela de 1749.

A atual Matriz preserva um estilo único, pois em seu interior encontram-se elementos barrocos, rococó e neo-góticos. O altar-mor da Matriz é em estilo barroco, uma cópia do altar da igreja do Rosário de Tiradentes, Paróquia a qual perteceu até 1840.

No teto da igreja encontram-se pinturas em tela representando anjos segurando medalhões com dizeres em latim sobre a Virgem Maria. No teto do altar-mor o destaque é para a belíssima pintura de Nossa Senhora da Penha de França e do lado oposto a ela uma outra pintura representa a cidade de Resende Costa em cima de um monte. Nas laterais da igreja vitrais doados por coronéis e famílias tradicionais da época representam cenas da vida de Maria e de Jesus. No interior da Matriz ainda possui dois altares laterais, um dedicado a Nossa senhora das Graças e o outro a São José.

Em sua torre a igreja preserva o antigo sino que traz o brasão da coroa portuguesa e também o sino principal de 1900 (data da segunda igreja) com a imagem de Nossa Senhora da Laje, além de mais dois sinos. A igreja ainda possui um relógio movido à manivela, datado de 1914, ainda em funcionamento.

A imagem da padroeira, Nossa Senhora da Penha de França, foi esculpida no fim do império de Pedro I pelo padre Antonio de Pádua no casarão da chácara Dr. Gervásio e atualmente ocupa o lugar mais alto do altar-mor da Matriz.


Passinhos:

Os Passinhos datam de fins do século XVIII e início do XIX e são símbolos da religiosidade local e da fé cristã, evidenciados na tradição da religiosidade e rituais católicos. Em seu interior, durante a realização da Semana Santa, eles exibem um quadro que representa uma passagem da vida de Jesus e genuflexórios, em alguns. 

Ao todo são cinco as pequenas edificações dos Passos que estão situados em diferentes espaços da cidade de Resende Costa. 

Passo 1: Passinho do Rosário (Jesus com a cruz nas costas): Rua Assis Resende, bairro Centro (próximo à Igreja do Rosário); 

Passo 2: Passinho do Encontro: Praça Mendes Resende, bairro Centro;

Passo 3: Passinho Simão Cirineu (conhecido como Passinho da Gruta): Praça Nossa Senhora de Fátima, bairro Centro;

Passo 4: Passo da Verônica: Praça Cônego Cardoso, bairro Centro (localizado ao lado da Casa Paroquial); 

Passo 5: Passo da última queda de Jesus: Praça Cônego Cardoso, bairro Centro.

.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Localizada próxima a uma das mais antigas e belas árvores da cidade, desde 1902 ocorre com a presença de Congados a festa religiosa mais popular do município, além da Semana Santa. A festa de rua conta todos os anos com a presença de muitas barraquinhas que vendem roupas, calçados, ferramentas, brinquedos, etc.


Teatro Municipal de Resende Costa

No dia 19 de dezembro de 2012, as portas do Teatro Municipal, construído no início do século 20, foram novamente reabertas aos Resende-costenses. Uma ampla reforma, que durou cinco meses, deixou o teatro em condições dignas de abrigar espetáculos artísticos.


Praça e Gruta:

A Praça de Nossa Senhora de Fátima e Gruta homônima estão entre a Câmara Municipal (sobrado do século XIX com rico acerto documental) e o Mirante das Lajes. Configura-se em uma pacata pracinha, reservada ao descanso, contemplação da paisagem e da vista e, para quem é religioso, devoção. A grutinha abriga a imagem da Nossa Senhora de Fátima. Na Praça, ainda se encontra um dos Passinhos e o Totem da Estrada Real, onde se pode parar e fazer mais algumas fotos. 


Mirante das Lajes:

A partir do Mirante das Lajes, ou simplesmente "lajes" como é mais conhecido o mirante da cidade, que não conta com estrutura turística, tem-se uma visão para parte da cidade. É um ótimo local para apreciar as montanhas de minas, meditar, passar tempo, descansar e contemplar um maravilhoso pôr do sol.

Selfies com as Tixas

A Lagartixa é um personagem símbolo de Resende Costa devido a algumas características da cidade, como ter sido erguida sobre uma grande rocha de granito atraindo lagartixas e lagartos.

Uma ação da Associação Empresarial e Turística de Resende Costa resolveu então explorar a imagem do seu mascote, e criou a Tixa.

São diversas imagens espalhadas pela cidade, caracterizada de acordo com os estabelecimentos. Estas imagens virou um ponto de parada para os turistas registrar suas selfies com as simpáticas imagens que recepciona os visitantes.

Cachoeiras

Cachoeira dos Pintos

É uma das preferidas pelos visitantes, uma vez que é de fácil acesso, e conta com um restaurante próximo. Localizada a aproximadamente 15km do centro da cidade.


Cachoeira de Jacarandira

É uma das mais altas do município, sendo de grande exuberância. Endereço: 42 km da sede. / Distrito de Jacarandira.

Cachoeira do Tabuado

É uma cachoeira de grande beleza e muito frequentada, principalmente pelos moradores do município de Entre Rios de Minas. Endereço: Fica a 32 km do centro de Resende Costa. Povoado de Tabuado.


Cachoeira Moreira

Não possui estrutura para receber turista. Precisa de guia para acesso ao local, que deverá ser autorizado pelo proprietário.Endereço: Próximo ao Ribeirão de Santo Antônio. Fazenda Moreira.

Serras

Serra do Mané Chico

Na Serra há estações de Via Sacra ao longo do caminho para o mirante. No mirante há um cruzeiro onde é celebrada missa.

Serra dos Galga

A Serra separa o Distrito de Jacarandira do resto do município de Resende Costa. Com altitude em torno de 1.200 a 1.300 metros é o principal ponto de relevo, cuja importância se dá pelo fato de ser divisor de águas, impondo um cenário de rara beleza e singularidade única nos seus aspectos de flora e fauna.

📢 Melhor Preço
02 mai., 2024
Tiradentes, MG: O Destino Imperdível dos Eventos em Maio de 2024 Maio está batendo à nossa porta e com ele chega uma aura de celebração e cultura na histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Conhecida por suas ruas de pedra, casarões coloniais e uma atmosfera que nos transporta ao passado, Tiradentes se prepara para receber uma série de eventos que prometem encantar moradores e visitantes.
Carnaval em Tiradentes
Por Mara Nascimento 25 jan., 2024
Descubra a autenticidade do Carnaval em Tiradentes e hospede-se na Pousada Villa Alferes, o refúgio perfeito para vivenciar a folia e a tradição desta cidade histórica.
O que fazer no Reveillon em Tiradentes
Por Mara Nascimento 07 dez., 2023
No Réveillon em Tiradentes, você pode aproveitar a atmosfera histórica da cidade para celebrar o ano novo. A praça principal pode ter eventos públicos, como shows e queima de fogos.
O que fazer em Tiradentes, MG
10 nov., 2023
Suas ruas de paralelepípedos, casarões coloniais bem preservados e a rica herança cultural atraem visitantes de todo o mundo.
Experiência Inesquecível no Festival Fartura de Gastronomia de Tiradentes
Por Claudir Carvalho 24 jul., 2023
Descubra uma experiência gastronômica única no Festival Fartura de Gastronomia de Tiradentes. Sabores inesquecíveis te esperam!
Sabores de Tiradentes: Uma Experiência Gastronômica Inesquecível
Por Claudir Carvalho 14 jul., 2023
Hoje vou compartilhar com vocês uma experiência gastronômica incrível que vivi durante minha visita à encantadora cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.
Crianças são bem-vindas na Pousada Villa Alferes
Por Claudir Carvalho 20 jun., 2023
Na Pousada Villa Alferes, em Tiradentes-MG, somos como o abraço acolhedor da natureza. Aqui, cada detalhe foi cuidadosamente planejado para encantar e emocionar, tornando sua estadia uma experiência memorável.
Melhor época para conhecer Tiradentes | Pousada Villa Alferes
Por Claudir Carvalho 08 jun., 2023
Se vocês estão em busca de um refúgio encantador, com eventos culturais, gastronomia irresistível, natureza exuberante e descanso merecido, a Pousada Villa Alferes, em Tiradentes-MG, é o seu destino perfeito.
Vinho e Jazz Tiradentes
Por Claudir Carvalho 14 mai., 2023
O Tiradentes Vinho e Jazz Festival foi criado com intuito de difundir e promover a cultura e o turismo através da valorização do patrimônio cultural e imaterial, direcionado a música instrumental por meio do jazz e da enogastronomia.
Por Claudir Carvalho 10 mai., 2023
O maior evento de Tiradentes reúne anualmente inúmeros motociclistas e expositores do ramo na cidade - Confira a programação 2022
Show More
Share by: