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Museu da Liturgia de Tiradentes

Claudir Carvalho • out. 01, 2019

O único Museu da Liturgia da América Latina com mais de 430 peças religiosas dos séculos XVII a XX

O primeiro Museu da Liturgia da América Latina foi inaugurado em abril de 2012 na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Fruto do desejo antigo do historiador Olinto Rodrigues, do Padre Ademir Longatti e de toda a comunidade tiradentina, que ansiava por um local adequado e seguro para o armazenamento e exposição do rico acervo pertencente à Paróquia de Santo Antônio, a construção do espaço se tornou possível por meio do apoio direto e não incentivado BNDES.

Concebido, coordenado e implantado pelo Santa Rosa Bureau Cultural, o projeto contemplou a recuperação de mais de 430 peças dos séculos XVII a XX, entre pinturas, prataria, ex-votos, esculturas, imagens, objetos em metal e madeira, paramentos, missais e outros artigos religiosos de diversas tipologias. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o conjunto permaneceu guardado em sacristias durante longo período, estando em acentuado estado de deterioração.

O projeto museográfico criou um espaço de linguagem e ambiência contemporâneas, com belas e sensíveis instalações audiovisuais que dialogam com os objetos expostos. O anseio do museu é proporcionar um outro tipo de experiência frente a um acervo estático. É criar uma atmosfera para que o visitante seja transportado para um outro universo e viva um momento de imersão cultural e transcendência, independente de sua crença ou religião

A proposta é promover o diálogo entre passado e presente, comunidade local e turistas, católicos e não católicos, contribuindo para construir uma cultura de valorização da diversidade cultural e religiosa. Nas visitas orientadas, marionetes, jogos e outros recursos trabalham os conteúdos de forma interativa e lúdica, explorando as relações entre patrimônio material e imaterial a partir das peças do acervo.

O acervo

Composto por mais de 430 peças dos séculos XVII a XX, completamente restauradas, o acervo apresenta pinturas, ex-votos, esculturas e imagens de santos, lanternas e cruzes processionais, estolas e outros paramentos, estantes de altar, urnas, missais, arandelas, tocheiras, castiçais de madeira, estanho e prata, baús, arcas, confessionários, crucifixos, ex-votos e outros objetos religiosos confeccionados com uma ampla diversidade de técnicas e materiais. Guardadas em sacristias durante longo período, algumas estavam em estado avançado de deterioração, especialmente a prataria e as peças em estanho.

Merecem destaque uma Estola de Veludo com Galões e Franja , produzida com fios de ouro no século XIX, e o Missal Romano , peça mais antiga do acervo, produzida no ano de 1721 na Bélgica.

O Museu

O pátio externo, uma área de cerca de 260 m2 aberta ao público, é um espaço de acolhimento e reflexão, uma ruptura com o mundo cotidiano, que às vezes recebe exposições temporárias. O muro de pedra teve sua extensão original recuperada e ganhou um painel com símbolos que são reconhecidos durante a visita ao museu. Sete totens, inspirados em antigos confessionários, reproduzem salmos, provérbios, trechos do Genesis, Eclesiastes e a trilha sonora do museu composta com exclusividade por Marco Antonio Guimarães, fundador e diretor do grupo de música instrumental Uakti, reconhecido internacionalmente.

O piso de cimento liso tem intervenções em mármore e granito, compondo tapetes em pedra que lembram estruturas encontradas no Vaticano e estão posicionadas aos pés dos bancos, instalados sob as copas das árvores. Uma mesa com treze assentos dispostos de um único lado faz referência à Santa Ceia, mas é usada como suporte para a linha do tempo, que traz informações sobre a cidade e o museu. Ao fundo, uma espiral de pedras sobre o chão cimentado, inspirada no labirinto da Catedral de Chartres, convida o visitante a uma pequena caminhada de meditação e busca interior.

O museu está divido em salas para que facilite o entendimento durante a visita.

O hall de entrada estabelece uma relação entre a liturgia, a cultura e a comunidade civil, prestando uma homenagem à população tiradentina. O mosaico no chão representa os tradicionais tapetes de serragem confeccionados para festejos culturais e religiosos da cidade e a “tela trilho” – conjunto de monitores dispostos verticalmente na parede – exibe imagens de celebrações filmadas em igrejas e nas ruas de Tiradentes e região, celebrando o corpo e a alma dos que viveram na cidade, já pensando nos que nela viverão.

De pé direito alto, o hall é o único espaço que liga a parte térrea (o antigo porão da Casa Paroquial), onde estão as salas ‘Liturgia da Palavra’ e ‘Eucaristia e Páscoa’, ao piso superior do museu, com as salas ‘Sacramentos e Sacramentais’, ‘Devoção Popular’ e ‘Gestos Litúrgicos’.

A sala ‘ Liturgia da Palavra ’ é dedicada aos ensinamentos e aos que difundiram a palavra divina. Nesta sala estão expostas as peças iniciais do acervo , além de elementos diretamente ligados à leitura e ao conhecimento, como os missais (livro de orações e textos utilizados nas missas durante o período de um ano) e suas estantes de apoio, e artigos que compõe o ambiente adequado para a transmissão da palavra, como os paramentos (vestes oficiais do clero nas funções do culto divino). Destaque para a ‘Estola de veludo com galões e franjas’ (séc. XIX), produzida com fios de ouro, e o ‘Missal romano’ (1721, Bélgica), uma das peças mais antigas do acervo e a que demandou maior esforço de recuperação.

Seguindo o percurso, o visitante chega à sala ‘ Eucaristia e Páscoa ’ (o principal sacramento e o mais importante ciclo litúrgico), que exibe as paredes de pedra originais da casa e teve o cimento liso do piso também empregado nas bases e suporte das peças, dando amplitude ao espaço e foco nos objetos expostos. Duas grandes bancadas envidraçadas ocupam a maior parte da sala. Uma reúne 30 castiçais e dois pares de candelabros em prata e a outra, 18 castiçais de estanho e 18 castiçais mais três tocheiros em madeira, todos dos séculos XVIII e XIX.

Entre cálices, turíbulos (ou incensórios), galheteiros e navetas (para guardar incenso), há uma trabalhada ‘Urna do Santíssimo ou dos pré-santificados’ (séc. XVIII), em madeira recortada e entalhada, que tem fechadura à chave para o armazenamento das hóstias da missa de Sexta-feira da Paixão, e um raríssimo conjunto de três ‘Palmas de altar’ (séc. XVIII e XIX), de papel, madeira e malacacheta, que são as únicas restantes em Minas Gerais.

No pavimento superior, a sala ‘ Sacramentos e Sacramentais ’ abre espaço para o dia-a-dia da fé. Apresenta peças usadas nos ritos dos sete sacramentos, como uma concha de batismo, um confessionário e os frascos dos Santos Óleos, e nas práticas cotidianas de comunhão com o divino, como a pia de água benta, crucifixos e imagens de Cristo, como a escultura ‘Senhor da Coluna’ (séc. XVIII), de João Ferreira Sampaio, que representa a flagelação de Cristo, despido de suas vestes e atado à coluna do palácio.

A sala ‘ Devoção Popular ’ representa as muitas celebrações religiosas de Tiradentes. Todos os itens expostos no Museu da Liturgia podem ser solicitados para o uso da comunidade nestes festejos, como as lanternas e cruzes processionais ou as imagens de santos cultuados na cidade, como Santana Maestra, padroeira dos mineradores, carpinteiros, marceneiros e dos lares.

Entre as imagens, há diferentes exemplares de roca, produzidas em estruturas de madeira e vestidas com trajes de tecidos, que transmitem realismo e são usadas em procissões. Destaque para a escultura de ‘São Jorge’ com escudo de centurião (séc. XVIII), de Antônio da Costa Santeiro, que, esculpida em escala humana e com articulações nas pernas, saía na procissão de Corpus Christi montada em cavalos.

Este espaço apresenta ainda três pinturas do artista tiradentino Manoel Victor de Jesus, como ‘Nossa Senhora do Desterro’ (1788), uma extensa vitrine com 43 resplendores e seis diademas, que adornam as cabeças de santos e santas, respectivamente, e um conjunto de nove pinturas de ex-votos, acompanhadas por uma bancada com 26 mãos de imagens de roca.

A última sala do museu foi destinada aos ‘ Gestos Litúrgicos ’. O ambiente, especialmente iluminado e com a trilha sonora mais presente, é um convite para que o visitante, no final do percurso, se sente e assista ao vídeo, e se integre às belíssimas imagens exibidas em um mosaico com onze monitores, que retrata sinais simples, mas cheios de significados, como juntar as mãos, erguê-las aos céus, ajoelhar-se ou simplesmente inclinar a cabeça. “Queríamos proporcionar uma culminância no percurso museográfico possibilitando um sentimento de paz e tranquilidade ao término da visita e optamos por este impacto silencioso”, explica Eleonora Santa Rosa.

História da Edificação

O Museu da Liturgia situa-se no número 15 da Rua Jogo de Bola, a mais antiga da cidade, cujo nome se deve ao fato de que neste espaço, no século XVIII, os moradores tinham como lazer uma competição em que bolas eram jogadas para derrubar estacas.

Construída nos primeiros tempos da cidade para servir de residência, a casa seguiu os parâmetros das moradias típicas de Tiradentes, que se diferem, por exemplo, dos sobrados, casas de dois andares, que predominam nos traçados antigos de São João del-Rei e Ouro Preto. O prédio é vizinho à Casa da Câmara e fica próximo à pequena praça, que faz junção com a Rua do Chafariz e onde foi instalado o pelourinho.

Em 1893, os paroquianos compraram a edificação para doá-la como presbitério para a Paróquia de Santo Antônio da cidade de Tiradentes, o que aconteceu no ano seguinte. A própria condição de prosperidade da cidade e da Comarca do Rio das Mortes foi um dos fatores que contribuiu para atrair religiosos com maiores posses, como o padre Toledo, um dos nomes mais atuantes da Inconfidência Mineira.

Ao longo do século XX, novas doações de terrenos contíguos fizeram com que a Casa Paroquial ampliasse sua ação caritativa, com a insta-lação de creches, postos de saúde, organizações de apoio aos pobres e outras entidades. Na década de 1950, a casa sofreu um acréscimo, para aumentar o número de quartos e instalar uma capela dedicada a São José, cuja imagem está desaparecida desde os anos 1970.

Essa ampliação duplicou a fachada do imóvel, acrescentando mais três janelas para a rua, no mesmo estilo da parte original. No anos 1970, foi feito novo acréscimo na fachada em uma porta e uma janela no mesmo estilo. Ainda na mesma década outras reformas adaptaram a casa para a residência das freiras da Fraternidade Coração de Maria.

Para a instalação do museu, todos os elementos característicos da construção totalizando 553 m2) foram mantidos ou recuperados, incluindo suas cores originais. Um novo anexo, com 185 m2, foi levantado ao fundo para abrigar a reserva técnica e o espaço educativo.

Projeto educativo e multimídia ampliando o conhecimento

Com a proposta de explorar as relações entre o passado e o presente e entre o patrimônio material e imaterial a partir de peças do acervo, o projeto educativo do Museu da Liturgia foi especialmente concebido de maneira a atender aos diferentes interesses de grupos, sejam eles moradores de Tiradentes ou turistas, jovens ou adultos, religiosos ou não religiosos. Para as crianças, marionetes e jogos lúdicos possibilitam trabalhar e ampliar os conteúdos de forma divertida. Um livreto informativo e monitores treinados presentes nas salas expositivas auxiliam o visitante independente.

O Museu da Liturgia conta com dois terminais multimídia (um na sala ‘Sacramentos e Sacramentais’ e outra na sala do educativo) com tecnologia touchscreen e um grande volume de imagens, vídeos, textos explicativos, documentos históricos, mapeamento da edificação e fotos referentes ao acervo. Também disponível em versão resumida no site www.museudaliturgia.com.br , esse conteúdo permite a análise dos eixos temáticos abordados no museu e o aprofundamento no universo litúrgico.

Para entender mais sobre o projeto de restauro do acervo e a construção do Museu da Liturgia, acesse o link http://vimeo.com/44340154 e assista ao vídeo.

Informações


FUNCIONAMENTO

Dias: Quinta a Segunda, inclusive feriados

Horário: 10h às 17h (encerramento da bilheteria às 16h30)


INGRESSOS

Inteira: R$ 10,00

Meia entrada: R$ 5,00 Válida para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

Entrada gratuita:
- moradores de Tiradentes
- crianças menores de cinco anos.

CONTATO: Telefone: (32) 3355-1552

Site: http://www.museudaliturgia.com.br

VISITAÇÃO

Para que você possa desfrutar ainda mais na sua vinda ao Museu, oferecemos visitas independentes ou orientadas.

​Nas visitas independentes é possível retirar no balcão de atendimento um material autoexplicativo que oferece uma visão interdisciplinar sobre peças específicas do acervo.

​Já nas visitas orientadas , contamos com o Programa Educativo do Museu da Liturgia que oferece materiais e atividades especialmente elaborados para atender

Fotografias e filmagens não são permitidas.


Museu da Liturgia
Rua Jogo de Bola 15
Tiradentes/MG
(32) 3355-1552

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