Dúvidas frequentes COVID-19

Claudir Carvalho • 30 de junho de 2020

Tudo que você precisa saber sobre o trabalho da Pousada Villa Alferes em promover um ambiente seguro para seus hóspedes

O que é COVID-19?

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas (80% dos casos) a quadros respiratórios graves (20% dos casos).  Sintomas mais comuns: Tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar.  A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas.

Quando a pousada irá reabrir?

O Decreto Municipal nº 3.167 de 06/06/2020 suspende o serviço das pousadas em Tiradentes-MG por tempo indeterminado e a Pousada Villa Alferes tem utilizado esse periodo de suspensão para adequar suas instalações e treinar o seu quadro de funcionários para que possa reabrir com responsabilidade e segurança tão logo as autoridades autorizem a reabertura dos serviços na cidade.

Como Tiradentes tem se preparado para a reabertura?

A cidade criou campanhas específicas para conscientização da população e fomento do Turismo após a Pandemia. Com muita responsabilidade, suspendeu o funcionamento das atividades não essenciais até que a situação da doença na região esteja controlada e que o sistema de saúde seja capaz de atender à população. Também instalou barreiras sanitárias nas estradas de acesso à cidade e totens de álcool em gel em pontos estratégicos do município. Além disso, aumentou o repasse financeiro para os eventos que movimentam Tiradentes e criou um Alvarpa especial para esse momento, com orientações para reabertura dos estabelecimentos quando for possível e um selo que garante que todos os procedimentos possíveis para segurança dos visitantes estão sendo seguidos. Acompanhe mais pelo https://www.instagram.com/prefeituratiradentes/.

Como a pousada tem se preparado para a reabertura?

Nossos colaboradores, que irão efetivamente aplicar as adequações, foram intensivamente treinados pelos gestores da Pousada, pelo SENAC, para entender as adequações necessárias em cada setor, e pela empresa AGISA para reforçar os processos de tratamento seguro dos alimentos. Eles também receberam EPIs (equipamentos de proteção individual) específicos, como máscaras de proteção e outros, e têm a temperatura aferida regularmente durante o expediente. Evitando aglomerações, reduzimos a quantidade de pessoas hospedadas em uma mesma data para metade da nossa capacidade total. Também congelamos os valores praticados no primeiro semestre de 2020 e, além disso, a pousada buscou as recomendações da Prefeitura Municipal, que conferiu o selo de "Pousada segura" para a pousada frente às adequações, do Ministério do Turismo, que conferiu o selo de "Turismo Responsável", do Ministério da Saúde, do Programa Minas Consciente e da Anvisa, para seleção de novos produtos e fornecedores.

Por que devo me preocupar com selos/certificados?

Os selos e certificados garantem a segurança em uma hospedagem, pois são conferidos por órgãos independentes, com exigências rigorosas, mostrando que a o estabelecimento cumpre aquilo que está lhe informando. Um certificado garante que o estabelecimento cumpriu aquilo que era esperado, seus funcionários fizeram os cursos e entenderam os procedimentos básicos. Um selo garante que aquele estabelecimento foi além do esperado, dominou todos os processos, foi testado e aprovado.

Quais produtos serão utilizados para desinfecção dos ambientes da pousada?

Todos os ambientes são lavados diariamente ou com horário agendado com água e sabão ou higienizados com vaporizador, quando o material não permitir a lavação. Após a limpeza, de acordo com o material, são desinfectados com os produtos: Peróxido de hidrogênio, Álcool 70% e Mirax-S, um desinfectante hospitar à base de Quaternário de Amônio de 5a. geração 9 aprovado pela Anvisa no combade ao COVID-19.

O que muda na arrumação dos quartos?

Seguindo a recomendação dos órgãos competentes, reduzimos as superfícies de contato dentro dos apartamentos, assim, itens decorativos como cestos de frigobar, almofadas, colchas, peseiras, livros, pastas informativas e flyers foram retirados - Todo o material informativo necessário para uma boa experiência na pousada e na cidade serão enviados digitalmente. Também seguimos a recomendação de reduzir a frequência da arrumação do quarto para a cada dois dias de hospedagem, caso o hóspede solicite.

O desinfectante hospitalar Mirax será utilizado para desinfectar todas as superfícies de contato presentes no quarto, enquanto o peróxido de hidrogênio será utilizado para lavação e desinfecção do banheiro. As roupas de cama serão lavadas por terceirizados em altíssima temperatura após quarentena de 72 horas.

O que muda no café da manhã?

A Villa Alferes possui o selo do Programa Alimento Seguro do Sebrae/Anvisa há anos, portanto, o cuidado no manuseio, fabricação e serviço dos itens do café da manhã já é uma constante; o que alteramos nesse momento é a maneira como o serviço será prestado ao hóspede: trabalharemos com o buffet invertido que consiste em um funcionário paramentado em tempo integral no balcão servindo o hóspede com máscara , somente esse funcionário terá acesso aos pegadores e instrumentos do balcão e irá higienizá-los constantemente durante o café, garantindo 100% de segurança no serviço. Além disso, o serviço será agendado de forma a garantir que todos os hóspedes sejam atendidos em segurança. sem espera e sem tumulto.

O que muda em relação ao processo de reservas e hospedagem?

Cuidando da segurança de nossos hóspedes e colaboradores, o hóspede receberá, no e-mail de confirmação da reserva, um link para efetuar o preenchimento da sua Ficha de Cadastro e de seus acompanhantes; de posse dessas informações, a pousada enviará um documento de reserva para que ele confirme e assine digitalmente, processo que elimina o check-in manual e o manuseio de papel e acessórios. Por este mesmo link, nosso hóspede poderá escolher se deseja o abastecimento de prévio do frigobar e quais e quantos itens deseja que sejam esterelizados e disponibilizados a ele no quarto; como não haverá arrumação dos apartamentos, também não haverá reposição do frigobar, porém a recepção terá itens disponíveis para venda durante toda a hospedagem.

Nos dias anteriores à estadia, solicitaremos ao hóspede que responda um questionário de Saúde aprovado pela ANVISA, confirmando a sua situação de saúde naquele momento e a responsabilidade pela capacidade de viajar e permanecer em local público naquele momento, este questionário poderá ser compartilhado com a Secretaria de Saúde de Tiradentes caso o hóspede apresente algum sintoma na barreira sanitária da cidade ou durante a sua hospedagem.

Na chegada à pousada, o hóspede deverá higienizar as mãos em uma pia instalada exclusivamente para este fim e um funcionário irá aferir a sua temperatura que deverá ser inferior a 37,3ºC para que ele possa ser hospedado. As chaves e cartões de acesso serão higienizados e entregues aos hóspedes que os manterão consigo até o fim da hospedagem. Os funcionários deverão evitar o contato com a bagagem do hóspede, mas o acompanhará até à porta do quarto para explicar-lhe todos os nossos procedimentos tradicionais e modificados. Todos os hóspedes deverão utilizar máscaras de proteção durante a hospedagem nas áreas sociais. Todas as alterações e informações serão reforçadas também por whatsapp, que será o canal de comunicação oficial da Pousada com os quartos durante esse periodo.

Na data de saída, os hóspedes receberão os extratos de hospedagem por e-mail e os hóspedes poderão acertar os valores de forma on-line, promovendo o check-out expresso.

O que acontece se eu me recusar a seguir algum processo de reserva ou hospedagem?

Todos os procedimentos adotados pela pousada foram desenvolvidos por órgão, empresas, agentes ou profissionais especializados de forma a garantir a segurança a todos os frequentadores, visitantes, hóspedes, funcionários e população de Tiradentes. A preocupação da pousada é sempre com a segurança e tranquilidade de nossos clientes e, como a desobediência a esses procedimentos constitui crime contra a saúde pública previsto no Código Penal brasileiro, o hóspede que desrespeitar a saúde dos outros visitantes será impedido de se hospedar sem direito a reembolso ou convidado a se retirar de nosso estabelecimento.

O que acontece se a cidade estiver fechada no período da minha hospedagem?

Compartilhando dessa preocupação de nossos hóspedes, incluímos a MP948/2020 na nossa política de cancelamento, essa lei assegura que o hóspede tenha a oportunidade de remarcar sua hospedagem para até 12 meses depois caso a pousada não possa atendê-lo no periodo da reserva em virtude da Pandemia. Lembrando que nessa situação, a pousada informará o hóspede da impossibilidade tão logo seja possível. Caso o hóspede prefira o reembolso, essa mesma MP garante que o hóspede seja reembolsado em até 12 meses após o decreto oficial do fim do estado de pandemia.

O que acontece se eu apresentar sintomas da COVID-19 antes da hospedagem?

Esperamos que isso não aconteça mas, caso de o hóspede ou algum acompanhante apresente sintomas suspeitos de COVID, ele deverá informar à pousada imediatamente e enviar um documento que comprove a situação de maneira que possamos informar à Secretaria de Saude e remarcar a reserva ou gerar um credito para uso posterior de acordo com a MP948.

O que acontece se eu apresentar sintomas da COVID durante a hospedagem?

Apesar das medidas de prevenção, sabemos que a doença pode se manifestar até 14 dias após o contágio, periodo que pode coincidir com a hospedagem, nesse caso, a Secretaria de Saude de Tiradentes será informada imediatamente para que acompanhe o caso diretamente e deverá orientar a Pousada na tratativa individualizada do caso de acordo com a gravidades dos sintomas do hóspede. Como orientação prévia geral, o hóspede deverá contratar 14 novas diárias para manter o isolamento social em seu apartamento e a pousada passará a oferecer o café da manhã gratuitamente no quarto e a higienizá-lo conforme recomendações da OMS. Caso o hóspede se recuse a permanecer na pousada, a Secretaria de Saúde de sua cidade será acionada para monitorar a evolução dos sintomas.

Acompanhe nossas atualizações: https://www.instagram.com/pousadavillaalferes/

📢 Melhor Preço
5 de junho de 2025
Junho chegou trazendo o charme do inverno para Tiradentes, Minas Gerais, e com ele uma programação cultural repleta de eventos que celebram a tradição, a música e a gastronomia da cidade. Se você está planejando uma visita, a Pousada Villa Alferes é o lugar ideal para aproveitar tudo o que Tiradentes tem a oferecer com conforto e hospitalidade excepcionais. 
8 de maio de 2025
Visite Tiradentes em maio e aproveite o clima ameno, eventos culturais e tranquilidade. Hospede-se na Villa Alferes e viva uma experiência única.
10 de abril de 2025
Vivencie a Semana Santa em Tiradentes com procissões tradicionais, cultura e fé. Hospede-se na Pousada Villa Alferes e sinta o charme colonial.
26 de março de 2025
Participe da FLIT em Tiradentes de 9 a 13 de abril: literatura, cultura e lazer em um cenário histórico. Hospede-se na charmosa Pousada Villa Alferes.
17 de fevereiro de 2025
Viva o Carnaval em Tiradentes com blocos animados, shows de Mart'nália e Sandra de Sá. Hospede-se na Villa Alferes e aproveite conforto e tradição.
10 de janeiro de 2025
Aproveite janeiro em Tiradentes com promoções especiais na Pousada Villa Alferes. Conforto, lazer e charme colonial para férias inesquecíveis.
10 de outubro de 2024
Celebre o Réveillon em Tiradentes com festas animadas, gastronomia mineira e conforto na Pousada Villa Alferes. Viva momentos inesquecíveis!
7 de setembro de 2024
Descubra os eventos de setembro em Tiradentes: Amadança, Artes Vertentes, Planeta Tiradentes e Semana do Turismo. Hospede-se na Pousada Villa Alferes.
6 de agosto de 2024
Aproveite agosto em Tiradentes com o Festival Gastronômico, shows da banda Titãs e passeios culturais. Hospede-se na Pousada Villa Alferes e viva essa experiência.
26 de junho de 2024
Desfrute das férias de julho em Tiradentes com o Inverno Mágico, atrações culturais e conforto na Pousada Villa Alferes. Um destino encantador para sua família.
Show More