Turismo em Tiradentes

Tiradentes é uma cidade para fugir da rotina.

Tiradentes é uma cidade para fugir da rotina. É fortemente ligada a corrida do ouro e a era dourada brasileira no século XVIII sob o domínio Português. Sua rica arquitetura colonial fez a cidade ganhar o carinhoso apelido de ‘cidade presépio’, graças a alta qualidade de preservação que se encontram suas ruelas de pedra. Rodeada de mansões e sobrados históricos, é assim que o lugar desperta o interesse de qualquer curioso por história, além de inspirar o relaxamento e estimular muitas paixões.

É para quem deseja conhecer um destino histórico dourado. Os viajantes vão sentir o gostinho das Minas Gerais em um lugar muito especial. A Pousada Villa Alferes está em um bairro tranquilo de Tiradentes, com vista frontal para a imponente Serra de São José e apenas alguns minutos de caminhada, somente a 600 metros do centro histórico, em trajeto plano.

ImageTextOnHover

Matriz de Santo Antônio

A Matriz de Santo Antônio é um dos mais belos templos barrocos de Minas Gerais. Sua fachada foi modificada em 1810 a partir de um risco encomendado a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Elegante, apresenta frontão com caprichosas volutas e portada entalhada em pedra-sabão. Seu interior é surpreendente, marcado pela exuberância da obra de talha dourada que recobre toda a igreja. É considerada a segunda igreja em quantidade de ouro do Brasil.
ImageTextOnHover

Maria Fumaça

Desde sua fundação, em 1880, a ferrovia nunca parou de funcionar. O tráfego ferroviário nos 12 quilômetros do trecho entre São João Del Rei a cidade histórica de Tiradentes ainda atrai muitos turistas e moradores locais, interessados em viajar pela história, a bordo das centenárias locomotivas, orundas da Estrada de Ferro Oeste de Minas.Quem senta do lado direito do vagão observa melhor a paisagem.

ImageTextOnHover

História, Cultura...

Caminhada na Serra de São José, cachoeira do Mangue, Cavalgadas, Roteiros Turístico Cultural e Pedagógico, Rota dos Artesãos, Roteiro de compras variado artesanato da região que revela traços do passado transmitido de geração a geração.
ImageTextOnHover

Museu da Liturgia

Com instalações audiovisuais e terminais multimídia, exibe mais de 400 peças ligadas à liturgia católica, confeccionadas entre os séculos 17 e 20. No pátio externo, em cada banco de pedra ouve-se uma mensagem ou música sacra diferente; e o piso do hall de entrada forma um mosaico que lembra os tapetes de serragem típicos de algumas celebrações.
ImageTextOnHover

Museu Casa Pe Toledo

O Museu Padre Toledo está instalado no bonito solar onde morou o padre inconfidente Carlos Correia de Toledo e Mello, vigário da Paróquia de Santo Antônio entre 1777 e 1789. O museu conta com uma coleção de móveis, imagens e pinturas da época, entre as quais se destacam uma tela de São Mateus e um armário estante pintados por Manoel da Costa Ataíde, importante pintor do período colonial.
ImageTextOnHover

Museu de Sant'Ana - Antiga Cadeia Pública

Inaugurado em 2014 na antiga Cadeia Pública. O acervo, único no mundo, abriga 291 imagens de Sant’Ana, a santa protetora dos lares e da família, bem como dos mineradores. São obras brasileiras, de várias regiões do país, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, produzidas em sua maioria por artistas anônimos, entre os séculos XVII e XIX, em materiais diversos.

ImageTextOnHover

Chafariz

Datada de 1749, o Chafariz de São José de Botas se destaca por ter similaridade com uma fachada de igreja. A água abastecia os habitantes e os animais da cidade, além de ser utilizada para lavagem de roupas. Na fachada há uma imagem de São José de Botas e um brasão da coroa portuguesa. Único do estado de Minas a ter um oratório com uma imagem de santo.



ImageTextOnHover

Igreja do Rosário

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de 1708, era frequentada somente pelos escravos. Rara igreja de negros com ouro no seu interior, mantido em segredo, pois, na construção, a porta frontal ficava fechada e os negros entravam somente pela porta lateral, de onde não era possível visualizar o ouro. O interior da igreja possui símbolos da religião católica e também das religiões africanas, principalmente do candomblé, fruto do contato com diversos credos vivenciados pelos escravos. 

ImageTextOnHover

Casa da Câmara

Construção 1717 que chama a atenção pela ampla varanda na frente da construção. A proximidade com a Matriz, indica que política e religião ocupavam posição de destaque no cotidiano da cidade. O brasão no centro da cimalha recebeu sucessivas gravações: as armas de Portugal, as do Império e, mais tarde, as da República. Ainda se pode visualizar um pouco da estrutura de uma prisão que funcionou no seu porão entre 1825 e 1840. Além da Câmara, ali ainda se realizam concertos, exposições e seminários.

ImageTextOnHover

Charretes

Uma verdadeira Tradição mineira.

As coloridas e simpáticas charretes são uma ótima maneira de conhecer o centro histórico, pois elas passam pelos principais atrativos da cidade, entre eles, a Matriz de Santo Antônio Na praça principal da cidade sempre é possível contratar o passeio neste secular veículo.

ImageTextOnHover

Jardineira de 1935

Período: Quinta a Domingo
Dias de semana a combinar
Horário: A partir das 19:00
Local: Largo das Forras
Informações: (32) 9948-2370

ImageTextOnHover

Museu do Automóvel

Período: Quarta a Domingo
Horário: 09:00 às 17:00 horas
Informações: (32) 3799-8033
ImageTextOnHover

Som e Luz

Apresentação interna do espetáculo de som e luz, com narração histórica de sua formação, arquitetura, talhas, artistas e todo o encanto desta magnífica construção. Duração 25 minutos.
ImageTextOnHover

Concerto Musical do Órgão

Todas as sextas-feiras, às 20:30h, é executado pela organistas Elisa Freixo o tradicional Concerto.

Totalmente restaurado na Espanha, o órgão da Matriz de Santo Antônio enche de novo a cidade de Tiradentes/MG com sua bela sonoridade.

ImageTextOnHover

Serra de São José

São várias as trilhas que saem da cidade e levam aos principais mirantes a até 1 260 metros de altura, várias delas passam pela calçada dos escravos, construída no século XVIII. Fauna e flora impressionam, a Mata Atlântica é rica e o local tem grande concentração de libélulas. Há também outras partes do caminho diretamente ligadas à história de Minas Gerais e do Brasil, como antigas áreas de extração de ouro e trechos vicinais da Estrada Real. No final, um banho de cachoeira recompensa o esforço nas trilhas.

ImageTextOnHover

Teatro de Marionetes

Espetáculo realizado aos sábados na pousada Três Portas ( confirmar) pela companhia de Inventos.

Magia e encanto para todas as idades.

ImageTextOnHover

Música no Alto São Francisco

O programa inclui apreciar a vista sobre o centro histórico de Tiradentes e ao mesmo tempo, contemplar o por do sol atrás da serra de São José. Tudo isso acompanhado das apresentações de música clássica de renomados compositores, executados pelos melhores intérpretes.
ImageTextOnHover

Casa Torta

No distrito do Bichinho, a Casa Torta foi concebida para ser um espaço sede para a Companhia teatral Entreato, hoje, a atração é uma grande mistura de oficinas de arte, apresentações de teatro, espaço para brincadeiras e até um café aconchegante. A entrada na Casa Torta custa R$10 de quintas a domingos e feriados (funcionamento das 10h às 18h00).